Após mais de um mês internado por complicações da covid-19, em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, o ator Luciano Szafir afirmou que travou duas lutas: contra o vírus e contra a cabeça, ele declarou que sentiu muita dor e também muito pânico.
+ Luciano Szafir: Além de sangramento no abdômen, ator teve embolia pulmonar
+ Luciano Szafir pede desculpas por propaganda enganosa: “Pagando pelo erro”
+ Reynaldo Gianecchini deixa a Globo para viver vilão em série da Netflix
+ Apenas de biquíni e tênis , Luciana Gimenez posta fotos de passeio pela Croácia
“Foi a pior coisa da minha vida. Senti muita dor, muito pânico. Muitas vezes achei que não ia passar de 15 minutos. Isso não é fácil.”
Na entrevista Szafir disse emocionado, que chegou a pensar que “iria embora”. Ele também afirmou que sempre se protegeu contra a doença. “Sempre levei muito a sério. Tive muito medo, saía de casa com duas máscaras. Eu era muito cuidadoso”.
Szafir sentiu os primeiros sintomas da covid em 15 de junho, o artista recebeu orientações médicas para não se vacinar e fazer uma tomografia, que revelou comprometimento de 25% do pulmão. Ele foi internado em 22 de junho no Hospital Samaritano com febre alta, falta de ar e precisando de oxigênio. O quadro evoluiu e, em poucos dias, o comprometimento do pulmão passou para 50%.
Em 2 de julho, Szafir desenvolveu uma embolia pulmonar e quatro dias depois, os médicos descobrem uma complicação grave, uma perfuração na alça intestinal, e Szafir passa por uma cirurgia de emergência e é intubado.
Após o procedimento, o artista foi transferido do Hospital Samaritano para o Copa Star.
Após a transferência, Sasha Meneghel, filha de Luciano Szafir com a apresentadora Xuxa, interrompeu a lua de mel e voltou ao Brasil para acompanhar o quadro do pai.
Em 10 de julho, ele é extubado e publica vídeo nas redes sociais para acalmar os fãs, mas, no dia 14, ele sofre outro sangramento e passa por uma segunda cirurgia para evitar coágulos no pulmão, diz o pneumologista e diretor-geral do Copa Star, João Pantoja.
“Eu tive essa segunda, terceira, quarta chance”, afirmou Szafir na entrevista. “Abro os olhos hoje e a primeira coisa que eu faço é agradecer. Perdi mais de 15 quilos, não tenha massa muscular nenhuma, mas estou vivo. Não vou desperdiçar um segundo de vida”.
Szafir começou a fazer fisioterapia e disse que tem “alguns meses de luta pela frente“. O ator precisará passar por outro procedimento cirúrgico para reconstruir o intestino após a internação.